Pular para o conteúdo principal

Gerenciamento do estresse


Gerenciamento do estresse - Saiba mais sobre o Estresse:


Todo mundo sente ocasionalmente sintomas físicos relacionados ao estresse.


Muitos pais de crianças com dificuldade de aprendizagem podem ficar muito estressados com as escolas, com programas de educação especial e com o futuro das suas crianças.

Estresse pode causar muitos sintomas diferentes como: tensão, dores de cabeça, dor nas costas, rigidez muscular e muitos de nós somos exemplos vivos desses sintomas.


Se estamos conscientes dos primeiros sinais de desconforto, podemos tomar medidas adequadas para prevenir problemas mais sérios.


Uma maneira de prevenir problemas maiores é utilizarmos a técnica do inventário de auto avaliação do estresse mental, de como o seu corpo se sente diante da rotina do dia a dia:


Tempo Necessário: cinco minutos .


1. Relaxamento.

Primeiramente, pode ser trabalhado sozinho ou com um parceiro. Sentar em um lugar silencioso. Assegurar que não haverá interrupções. Pode ajudar, se você quiser fechar os seus olhos. Calmamente, pelo menos um minuto, respirar lentamente e profundamente. Seria melhor se você conseguisse manter esse tempo de respiração por mais ou menos 5 minutos.


2. Concentre-se nas Sensações:
Gastar cerca de cinco minutos focando-se nas sensações que você sente em relação a cada parte do seu corpo, começando com a sua cabeça ou com os seus pés e movendo lentamente para baixo ou para cima. Focar totalmente em cada parte do seu corpo. Observar se há qualquer desconforto, dor, dormência, formigamento, sensações desagradáveis, ou outros sentimentos.


3. Anotar suas observações:
Se você estiver trabalhando com um parceiro, pedir para ele escrever notificar em seus comentários sobre suas sensações e vice versa. Se você estiver trabalhando sozinho, escrever notas após o exercício.


4. Pense sobre suas observações:
Reflita sobre suas descobertas. Quais as áreas que mais te incomodaram? Já falou com um médico ou um psicólogo sobre este incômodo? Você sabe o que está causando este problema? Identificar os próximos passos que você pode fazer para te ajudar, agora e a longo prazo, se necessário.


5. Olha para as áreas que precisam de Mudança:
Use os resultados do seu inventário para fazer mudanças na sua rotina e atividades para prevenir os sintomas físicos. Se você ainda não fez isso, considere que o questionário de estresse e o inventário do estresse podem ajudá-lo a desenvolver um plano de gerenciamento do estresse.

O que você precisa:

* Caneta e papel
* Uma área silenciosa
* E um parceiro (opcional)



Sugestões de leitura:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS)

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS) 1.TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P. Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0=Nenhum 1=Leve:menos de 1 hora/dia ou intrusões ocasionais 2=Moderado:1 a 3 horas/dia ou intrusões freqüentes 3=Grave:Mais de 3 horas e até 8 horas/dia ou intrusões muito freqüentes 4=Muito grave: Mais de 8 horas/dia ou intrusões quase constantes 2. INTERFERÊNCIA PROVOCADA PELOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com sua,, vida social ou profissional? 0=Nenhum 1=Leve: leve interferência nas atividades sociais ou ocupacionais outras, mas o desempenho global não é deteriorado 2=Moderado: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3=Grave: provoca deterioração considerável no desempenho social ou ocupacional 4=Muito grave: mal-estar quase constante e incapacitante 3.SOFRIMENTO RE...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...