
Gerenciamento do estresse - Saiba mais sobre o Estresse:
Todo mundo sente ocasionalmente sintomas físicos relacionados ao estresse.
Muitos pais de crianças com dificuldade de aprendizagem podem ficar muito estressados com as escolas, com programas de educação especial e com o futuro das suas crianças.
Estresse pode causar muitos sintomas diferentes como: tensão, dores de cabeça, dor nas costas, rigidez muscular e muitos de nós somos exemplos vivos desses sintomas.
Se estamos conscientes dos primeiros sinais de desconforto, podemos tomar medidas adequadas para prevenir problemas mais sérios.
Uma maneira de prevenir problemas maiores é utilizarmos a técnica do inventário de auto avaliação do estresse mental, de como o seu corpo se sente diante da rotina do dia a dia:
Tempo Necessário: cinco minutos .
1. Relaxamento.
Primeiramente, pode ser trabalhado sozinho ou com um parceiro. Sentar em um lugar silencioso. Assegurar que não haverá interrupções. Pode ajudar, se você quiser fechar os seus olhos. Calmamente, pelo menos um minuto, respirar lentamente e profundamente. Seria melhor se você conseguisse manter esse tempo de respiração por mais ou menos 5 minutos.
2. Concentre-se nas Sensações:
Gastar cerca de cinco minutos focando-se nas sensações que você sente em relação a cada parte do seu corpo, começando com a sua cabeça ou com os seus pés e movendo lentamente para baixo ou para cima. Focar totalmente em cada parte do seu corpo. Observar se há qualquer desconforto, dor, dormência, formigamento, sensações desagradáveis, ou outros sentimentos.
3. Anotar suas observações:
Se você estiver trabalhando com um parceiro, pedir para ele escrever notificar em seus comentários sobre suas sensações e vice versa. Se você estiver trabalhando sozinho, escrever notas após o exercício.
4. Pense sobre suas observações:
Reflita sobre suas descobertas. Quais as áreas que mais te incomodaram? Já falou com um médico ou um psicólogo sobre este incômodo? Você sabe o que está causando este problema? Identificar os próximos passos que você pode fazer para te ajudar, agora e a longo prazo, se necessário.
5. Olha para as áreas que precisam de Mudança:
Use os resultados do seu inventário para fazer mudanças na sua rotina e atividades para prevenir os sintomas físicos. Se você ainda não fez isso, considere que o questionário de estresse e o inventário do estresse podem ajudá-lo a desenvolver um plano de gerenciamento do estresse.
O que você precisa:
* Caneta e papel
* Uma área silenciosa
* E um parceiro (opcional)
Sugestões de leitura:
Comentários