Pular para o conteúdo principal

O que é depressão?


Muitos de nós já tivemos em algum momento da vida num estado deprimido, ou seja, nos sentindo tristes em vários momentos das nossas vidas. Na verdade, é considerado normal períodos de tristeza após uma experiência traumática ou estressante, ou mesmo uma perda na vida, como a morte de um ente querido.


A depressão geralmente envolve um sentimento de tristeza, falta de energia ou interesse em atividades, e os sentimentos de perda ou tristeza. Em alguns casos, a depressão pode ter uma base biológica. Há alguns indícios que sugerem que a depressão pode ser hereditária, ou uma reação ao estresse no ambiente, ou ambos.

Normalmente, depressão leve dura menos de seis meses e pode terminar rapidamente.


É indicado em qualquer caso de depressão que você converse com um psicólogo e ou um psiquiatra, para poder avaliar qual o grau da sua depressão e se requer tratamento psicológico e ou medicamentoso.


Depressão maior geralmente dura um período longo, seis meses a anos, e os sintomas são mais graves.


Principais transtornos depressivos podem ter causa biológica ou poderá ocorrer após experiências extremas de estresse ou trauma.


Os sintomas das pessoas que sofrem de depressão são: sentimentos de tristeza, fadiga, desinteresse em atividades e interações com os outros, e ou a falta de interesse na intimidade normal.


Transtorno depressivo maior pode também envolver sentimentos de auto-ódio, opressão, desespero. Pessoas com depressão mostram atitudes negativas e se focam no lado negativo da sua existência. Pensamentos ou tentativas suicidas também pode ser possíveis.


Pessoas com depressão podem ser incapazes de controlar seus pensamentos ou comportamentos negativos. Elas não conseguem sair desse cíclo. Elas podem ter vários erros cognitivos.


Se você ou alguém que você conhece está sofrendo com sintomas de depressão maior, procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para diagnóstico e tratamento adequado.

A depressão é também conhecida como transtorno depressivo, transtorno do humor, ou transtorno depressivo maior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS)

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS) 1.TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P. Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0=Nenhum 1=Leve:menos de 1 hora/dia ou intrusões ocasionais 2=Moderado:1 a 3 horas/dia ou intrusões freqüentes 3=Grave:Mais de 3 horas e até 8 horas/dia ou intrusões muito freqüentes 4=Muito grave: Mais de 8 horas/dia ou intrusões quase constantes 2. INTERFERÊNCIA PROVOCADA PELOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com sua,, vida social ou profissional? 0=Nenhum 1=Leve: leve interferência nas atividades sociais ou ocupacionais outras, mas o desempenho global não é deteriorado 2=Moderado: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3=Grave: provoca deterioração considerável no desempenho social ou ocupacional 4=Muito grave: mal-estar quase constante e incapacitante 3.SOFRIMENTO RE...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...