O que é transtorno bipolar?
O Transtorno Bipolar, antigamente conhecido como psicose maníaca depressiva, é uma doença que envolve uma problemática Bio-psico-social. Os sintomas são relacionados as mudanças de humor ou afeto, classificada junto com a Depressão e Distimia. Os sintomas mais proeminentes incluem extremos de humor conhecidos como depressão e mania. Estes extremos emocionais são geralmente respostas normais aos acontecimentos e, muitas vezes passado por longo períodos de tempo. Psicose e suicídio são também preocupações para as pessoas diagnosticadas com essa desordem.
O que provoca o transtorno bipolar?
A maioria dos cientistas acreditam que as doenças mentais são causadas por uma combinação de fatores. No transtorno bipolar, esses fatores são geralmente divididos em causas biológicas, psicológicas e sociais.
Tipos de Transtorno Bipolar
Nos Estados Unidos, o Manual Mental de Desordem de diagnóstico e estatística IV (também conhecido como o DSM-IV) é o sistema de classificação preliminar para definição dos tipos de transtorno bipolar. Este sistema de classificação organiza os transtornos do humor sob o prisma das desordens da clínica (Eixo I). O sistema internacional é o CID-10, a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, décima revisão. O CID-10 fornece uma estrutura de "famílias" ou distúrbios relacionados.
Definição de um leigo
...”A definição de um livro descreve o transtorno bipolar como "um grande transtorno afetivo em que um indivíduo alterna entre os estados de profunda depressão e euforia extrema." Isso é enganoso, pois o transtorno bipolar é muito mais complicado do que apenas a alternância entre depressão e euforia. O transtorno bipolar é uma doença que afeta pensamentos, sentimentos, percepções e comportamentos ... até mesmo fisicamente”...
Tratamento psicológico
O tratamento do transtorno Bipolar é conjunta com o tratamento psiquiátrico. Na terapia a pessoa irá aprender o que acontece com ela, podendo olhar para si por um outro viés. A pessoa aprendendo sobre o seu estado atual da doença pode não entrar nas fases de “pico”, evitando uma recaída na depressão e na euforia. A pessoa buscará juntamente com o psicoterapeuta uma forma de encontrar o seu estado homeostático. Aqui será englobada o positivo do cliente, e também será reconfigurada as áreas disfuncionais desse cliente de forma a reconfigurar suas cognições.
Sites relacionados:
http://emedicine.medscape.com/article/286342-overview
http://www.nimh.nih.gov/health/publications/bipolar-disorder/complete-index.shtml
Comentários
Espero estar sempre proporcionando informação à todos vcs!!!
E vc faz terapia? Como ela te ajuda?
Elas nos propiciam um esclarecimento sobre o assunto ao alcance de leigos, sem muito tecnissismo.
Eu tive uma namorada ai no Rio de Janeiro que por ser bipolar, quase me deixou com problemas como ela..Na verdade eu obsecado por ela, e ela com bipolaridade, pode ter idéia da mistura explosiva que foi..rsrs
Nestes casos tem que parar e agir de outra forma, porque com certeza o caminho será da destruiçao...
Muito obrigado e boa sorte na sua caminhada!
novamente o tratamento. Pergunto a ele de qual fase ele se sente bem, e ele me repondeu que é a fase eufórica, que ele se sente alegre e feliz e deseja fazer tudo."uma pena que seja tudo com exageros". Mas Acredito em Deus e agora a cura virá somente por Ele, pq remédio,será a vida toda. Agradeço pelo esclarecimento sobre a doença. Agora não sou mais ignorante sobre o assunto. Muito Obrigada e que Deus nos livre disso.