A Arte do Encontro
Tatiana Melo Ribeiro Bigoto
As diferenças entre homens e mulheres envolvem muito mais do que sexo. Sabemos que cada pessoa entra em todos os relacionamentos com uma “visão de mundo” particular, essa visão é baseada em seu temperamento, sua personalidade, sua experiência pessoal, em relacionamentos anteriores com pessoas de ambos os sexos.
Muitas vezes, nos “pegamos” querendo que o outro, nosso(a) parceiro(a), tenha a nossa mesma visão. E então, muitas brigas acontecem. Começamos a “jogar tênis” com nosso(a) parceiro(a), nos concentrando em seus erros e procurando que ele(a) erre, fazendo da relação uma competição. Isso é uma pena pois ao invés de crescemos na relação, acabamos com ela.
Muitos problemas surgem na relação pela diferença que existem entre homens e mulheres, como ambos percebem uma mesma questão e é dessa diferença que vamos falar neste texto.
Sabemos que, biologicamente falando, a união de um cromossomo X com um outro cromossomo X gera uma menina e a união de um cromossomo X com um cromossomo Y gera um menino. As diferenças vão se manifestar entre a sétima e a décima semana de vida de um embrião. Após esse período, o cromossomo Y faz com que tecidos, cuja tendência seria formar ovários, se transformem em testículos.
Então começam as diferenças..........
Vamos primeiro para as físicas:
AS MULHERES geralmente apresentam os olhos maiores, lábios mais cheios, queixo delicado, quadris mais largos que a cintura, pele macia e sem manchas. A prolactina ( um hormônio) faz com que as mulheres sejam mais choronas, a voz é mais fina (as cordas vocais vibram menos), os ossos são mais fracos e depois dos 50 tendem a fraturar mais, a gordura ( ah! A “bendita” gordura) é mais concentrada nas coxas e nos quadris e geralmente sente menos fome ( a não ser quando o problema é fruto da ansiedade)
OS HOMENS geralmente apresentam a maçã do rosto mais larga, o queixo é forte, a cintura é quase igual ao quadril, é mais peludo, é sujeito a desenvolver distúrbios cardíacos, o cérebro é maior ( o que não significa que é mais inteligente), por causa dos músculos e pulmões, tem mais fôlego que a mulher em exercícios aeróbicos e tende a se sair melhor nos esportes, geralmente apresentam mais úlcera, sua digestão é mais rápida e tem menos prisão de ventre ( observe como é difícil ver seu namorado reclamar de prisão de ventre quando vão viajar!)
Agora peço que se lembrem da infância de vocês ou de crianças ( pode ser filhos, sobrinhos, filhos de amigos), assim vai ficar mais fácil lembrar das diferenças.
Lembrem-se dos apelidos, na maioria das vezes o apelido dos meninos estão relacionados à força física, como campeão ou garotão e as meninas ganham apelidos relacionados a beleza, como princesa ou anjinho.
As meninas prestam mais atenção aos detalhes, observam a linguagem corporal, as expressões faciais e os tons de voz de uma pessoa.
Já os meninos geralmente não olham diretamente para a pessoa com quem estão falando, desviam o olhar para longe, nas brincadeiras, desde pequeninos, usam comandos no lugar de pedidos, brincam em grupos maiores que os das meninas e geralmente são liderados por um menino que organiza as atividades.
Mulheres tendem a sorrir mais e falar muito mais e rápido que os homens ( para observar isso basta perguntar para uma menina como foi seu dia na escola e fazer a mesma pergunta para um menino).
As meninas e mulheres geralmente terminam afirmações com perguntas do tipo: “Aquele vestido é bonito, não é? “. Homens usam brincadeiras estúpidas e piadas para se comunicarem entre si, desde pequenos.
É normal vermos esse comportamento no homem quando liga para o amigo e diz: “Alô, veado!” e o outro responde: “Tudo bem, seu bicha ! ”. Já as mulheres se tratam com: “Oi querida, tudo bem!”
Um comportamento feminino, que deixam os homens sem entender nada, acontece quando nós mulheres perguntamos: “Uso o sapato preto ou o prata com aquele vestido? E quando o homem fala prata e achamos que o preto fica melhor, falamos: “Ah! Esse preto combina mais, e então calçamos o preto”, pois no fundo já sabíamos qual sapato combinava mais mas, queríamos apenas um reforço e quando a opinião dele bate com a nossa, ficamos felizes....
Os homens geralmente vão direto ao ponto, são mais objetivos e racionais enquanto nós mulheres, adoramos um bom papo e então contamos tudo o que aconteceu para chegar em um ponto, somos mais emocionais.
Muitas vezes nos sentimos incompreendidas pois eles parecem que não escutaram nada do que falamos e quando contamos um problema, eles ao invés de escutarem, vêm com a solução.
Mas, se voltarmos no tempo e observarmos os comportamentos, veremos sempre “funcionamos” de modo diferente e então precisamos nos lembrar disso ao lidar com o parceiro(a) do sexo oposto. Se soubermos lidar com as diferenças entre os sexos, começaremos a compreender melhor o relacionamento, perceberemos os estilos que nos separam e teremos menos falhas na comunicação e mal-entendidos banais e desnecessários.
Fonte: http://www.isexp.com.br/si/site/1002
Imagem: http://www.revistaparadoxo.com
Comentários