Pular para o conteúdo principal

Pensamento Criativo



Pensamento Criativo

Danielle Zagonel Machado*

A criatividade é um processo mental inerente ao homem. Na visão da Gestalt-Terapia, ela é fruto da espontaneidade, elemento presente nas crianças que, devido a processos sociais vai se cristalizando, levando à sua estagnação.

Criatividade na visão da Gestalt é um fator de saúde. A capacidade do indivíduo ser criativo e espontâneo é proporcional à sua saúde mental, pois isso demonstra fluidez e capacidade de adaptação.

A definição de criatividade pode ser variada, entretanto, muitos aceitam que Criatividade é a habilidade que o indivíduo possui para gerar idéias inovadoras e transformá-las de pensamentos para atitudes.

O Dicionário Michaelis define criatividade como sendo a qualidade ou estado de ser criativo, tendo capacidade de criar (MICHAELIS, 1998).

Apesar de o processo criativo parecer algo simples, ele envolve diversas funções mentais. O estudo da criatividade levou à um novo estudo: o pensamento criativo.

O pensamento criativo é um processo mental que envolve a resolução criativa de problemas e a descoberta de novas idéias ou conceitos ou ainda, a associação de elementos já conhecidos em uma nova conformação.

O pensamento criativo possui como características ser original ou inovador e apropriado. Ele demonstra soluções possíveis, adequadas e reais a um problema, de forma criativa.

Ou seja, ser criativo não quer dizer necessariamente ter um pensamento criativo.

O pensamento criativo envolve processos que atualmente vem sendo bastante estudados. Sadowsky e Connolly (1999) afirma que o pensamento criativo envolve 5 fases:

1) Perceber a existência de um problema. O pensamento criativo é utilizado na solução de problemas, portanto ele só existirá perante um problema.

2) Pesquisar e armazenar dados: a capacidade de possuir dados/ informações em diversos aspectos, melhoram a capacidade de encontrar soluções. Esses dados, quanto maior possibilidade de acesso mental, tende a maior possibilidade de utilização eficaz.

3) Incubação : fase em que o problema é desfocado, porém não deixado de ser acessado. Provavelmente ocorre análise de possíveis caminhos a serem tomados. Esse processo ocorre no âmbito mental.

4) Insight e iluminação: momento em que aparentemente ocorre a solução.

5) Avaliação ou verificação: etapa em que a solução criativa deve ser avaliada para ver sua aplicabilidade e eficácia.

O pensamento criativo é um processo mental que utiliza a criatividade na solução eficaz de problemas e pode ser estimulado e desenvolvido.

A forma com que o indivíduo é criado e educado, bem como o ambiente estimulador são elementos básicos para seu desenvolvimento.

Cabe também ressaltar que a experiência acarretada com a maturidade (expertise) vem sendo considerada também um fator importante no processo do pensamento criativo.

_________________________________________________

MACHADO, Danielle Zagonel. Pensamento criativo. Curitiba:Espaço Gestalt, 2010. Disponível em www.espacogestalt.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...

A Ciência do Amor: Harry Harlow & a Natureza do Afeto

Durante a primeira metade do século 20, muitos psicólogos acreditavam que demonstrar afeto pelas crianças era apenas um gesto sentimental que não servia de nada. O psicólogo Comportamental John B. Watson, uma vez chegou a alertar os pais, "Quando tiver vontade de acariciar o seu filho, lembre-se que o amor materno é um perigoso instrumento." De acordo com muitos pensadores da época, o carinho só espalharia doenças e levaria a problemas psicológicos no futuro. Durante este tempo, os psicólogos foram motivados a provar o seu domínio como uma ciência rígida. O movimento da psicologia comportamental instigou os investigadores a estudar apenas comportamentos observáveis e mensuráveis. Um psicólogo americano chamado Harry Harlow, no entanto, tornou-se interessado em estudar um tema que não era tão fácil de quantificar e medir: o amor. Em uma série de experimentos controversos conduzidos em 1960 , Harlow demonstrou o poder do efeito do amor. Ao mostrar os efeitos devastadores da pr...