Pensamento Criativo
Danielle Zagonel Machado*
A criatividade é um processo mental inerente ao homem. Na visão da Gestalt-Terapia, ela é fruto da espontaneidade, elemento presente nas crianças que, devido a processos sociais vai se cristalizando, levando à sua estagnação.
Criatividade na visão da Gestalt é um fator de saúde. A capacidade do indivíduo ser criativo e espontâneo é proporcional à sua saúde mental, pois isso demonstra fluidez e capacidade de adaptação.
A definição de criatividade pode ser variada, entretanto, muitos aceitam que Criatividade é a habilidade que o indivíduo possui para gerar idéias inovadoras e transformá-las de pensamentos para atitudes.
O Dicionário Michaelis define criatividade como sendo a qualidade ou estado de ser criativo, tendo capacidade de criar (MICHAELIS, 1998).
Apesar de o processo criativo parecer algo simples, ele envolve diversas funções mentais. O estudo da criatividade levou à um novo estudo: o pensamento criativo.
O pensamento criativo é um processo mental que envolve a resolução criativa de problemas e a descoberta de novas idéias ou conceitos ou ainda, a associação de elementos já conhecidos em uma nova conformação.
O pensamento criativo possui como características ser original ou inovador e apropriado. Ele demonstra soluções possíveis, adequadas e reais a um problema, de forma criativa.
Ou seja, ser criativo não quer dizer necessariamente ter um pensamento criativo.
O pensamento criativo envolve processos que atualmente vem sendo bastante estudados. Sadowsky e Connolly (1999) afirma que o pensamento criativo envolve 5 fases:
1) Perceber a existência de um problema. O pensamento criativo é utilizado na solução de problemas, portanto ele só existirá perante um problema.
2) Pesquisar e armazenar dados: a capacidade de possuir dados/ informações em diversos aspectos, melhoram a capacidade de encontrar soluções. Esses dados, quanto maior possibilidade de acesso mental, tende a maior possibilidade de utilização eficaz.
3) Incubação : fase em que o problema é desfocado, porém não deixado de ser acessado. Provavelmente ocorre análise de possíveis caminhos a serem tomados. Esse processo ocorre no âmbito mental.
4) Insight e iluminação: momento em que aparentemente ocorre a solução.
5) Avaliação ou verificação: etapa em que a solução criativa deve ser avaliada para ver sua aplicabilidade e eficácia.
O pensamento criativo é um processo mental que utiliza a criatividade na solução eficaz de problemas e pode ser estimulado e desenvolvido.
A forma com que o indivíduo é criado e educado, bem como o ambiente estimulador são elementos básicos para seu desenvolvimento.
Cabe também ressaltar que a experiência acarretada com a maturidade (expertise) vem sendo considerada também um fator importante no processo do pensamento criativo.
_________________________________________________
MACHADO, Danielle Zagonel. Pensamento criativo. Curitiba:Espaço Gestalt, 2010. Disponível em www.espacogestalt.com
Comentários