O que a dor psíquica pode nos acarretar.
Em cena: o transtorno de estresse pós traumático.
O fato horrível que ocorreu no Japão no dia 11 de março de 2011, traz à tona nossa compaixão as vítimas que estão sofrendo muito com a catástrofe natural. Esse fato nos mexe e nos deixa perplexos. Como derrepente as pessoas que tinham uma vida boa, um país rico muda de um estágio para o outro? E como essas pessoas que sofreram tal sofrimento podem estar? O que isso pode acarretar na sua vida e na sua saúde mental? Como olhar para isso?Nâo é fácil passar por momentos difíceis, paralisantes como este, onde a impotência é a maior sensação no momento.
Muitas pessoas acabam sofrendo de estresse pós traumático por causa dessas cenas aterrorizadoras. Nem precisamos ir tão longe é só olhar para o que acontece todos os dias no Rio de Janeiro. Uma vítima de sequestro, de assassinato, acidentes e etc. Tudo isso promove nas pessoas um estresse muito grande.
E o que seria o transtorno estresse pós traumático?
O transtorno de estresse pós-traumático pode ser entendido como a perturbação psíquica decorrente e relacionada a um evento fortemente ameaçador a uma pessoa ou sendo esta apenas testemunha da tragédia. O transtorno consiste num tipo de recordação que é melhor definido como revivescência pois é muito mais forte que uma simples recordação. Na revivescência além de recordar as imagens a pessoa que sofre este transtorno sente como se estivesse vivendo novamente a tragédia com todo o sofrimento que ela causou originalmente. O transtorno então é a recorrência do sofrimento original de um trauma, que além do próprio sofrimento é desencadeante também de alterações neurofisiológicas e mentais.
As pessoas que sofrem com esse estresse e que podem vir a se instalar um quadro de transtorno de estresse pós traumático acabam tendo uma longa jornada para sair dessa dor psiquíca que traz muitas incapacitações para a sua vida do dia dia. Viver se torna para estas pessoas uma batalha psiquíca grande.
Para que essas pessoas possam viver como "antes", precisa uma série de etapas para enfrentar e dar conta do seu dia dia de forma a crescer interiormente e nâo sucumbir. Preste atenção que o viver como antes, como coloquei o "antes" não será mais capaz, pois a pessoa viverá com esse novo episódio da vida dela, cenas duras e amargas.
As pessoas podem enfrentar essa dor, olhando e encarando essa dor. E elas podem sim viver de forma a ser feliz novamente, talvez até mais feliz por ver o quanto ela ganhou, e o quanto a Vida dela é importante. Essa pessoa, e no caso os Japoneses podem estar nascendo de novo, e com esse novo episódio pode trazer um crescimento inemaginável na vida deles e um sentimento enorme de gratidão por estar vivo.
Vale a pena ressaltar que para a pessoa fechar um diagnóstico de transtorno de estresse pós traumático é necessário a busca de um profissional da área e é necessário ajuda profissional psicológica e psiquiatra.
Daniela Cracel
Comentários