Pular para o conteúdo principal

Entre nós, relação Mãe e Bebê.

 
Entre nós, relação Mãe e Bebê.

A relação entre mãe e bebê é tão importante que é vital para a vida desse pequenininho. Sem essa relação ou de um cuidador dedicado ele não conseguiria sobreviver.

É importante cada momento na relação de vocês dois nutrir a relação. Mesmo quando o bebê é recém-nascido ler uma histórinha pra ele, conversar com ele, cantar pra ele é de extrema importância. O escutar a voz da mamãe transmite uma série de sentimentos importantes para o bebê. A sua voz, mamãe, acalma, calienta, conforta o seu pequenininho.  Muitas vezes quando ele ainda não entende as palavras, você poderá se sentir falando com a parede, mas, saiba que sua voz é muito importante e aquece de forma inegualável o coraçãozinho do seu pequeno.

Os primeiros meses de vida representa um momento chave para interagir com esses pequenininhos e ajudá-los a crescer e aprender. Mas, como envolver um pequenininho que a rotina se resume em se alimentar, arrotar, troca de fraldas, e banho e repetidamente?

Inicialmente é importante levar o seu bebê a se sentir querido e amado nessa rotina, criar momentos pra a brincadeira, leitura e... Ajuda o seu pequeno a experimentar sensações novas. Você não vai ensinar o seu bebê a ler e sim a gostar da leitura. E isso serve pra cada interação sua com esta delicinha. Inclusive na rotina diária você pode incluir a sua voz, dizendo o que está acontecendo com ele, ajudando-o aos poucos a entender o que acontece com ele e ajudando-o a entrar no mundo da fala.

Aproveite também para mostrar os desenhos das historinhas pra essa delicinha, assim você estimulará a visão, a qual o seu bebê, ainda verá de forma um pouco nebulosa. Use e abuse de todos os sentidos dele, mas não exagere no tempo , respeite o tempo dele. De forma a ele poder conhecer as delicias da vida, e sem ser hiper-estimulado. Bebês podem ter um "apagão" com o exagero do estímulo e dormir.

Não tente comparar o seu filho com outros, cada um é um e se desenvolve no seu tempo. Então, não se desespere se o seu filho ainda não está fazendo algo. Comunique ao pediatra e tire as dúvidas com ele.

Na hora do primeiro sorriso, seu filhote deve estar por volta da sexta semana, você vai sentir uma sensação muito gostosa, mas lembre-se de trocar com ele. É importante que ele dê e receba também. Imitá-lo é muito importante para o desenvolvimento do seu bebê. Assim você ensina ao seu filho a ter empatia, que ele está sendo percebido por você e está se sentindo amado e querido por você,  e ele terá mais vontade de responder à você.

Nesse movimento de dar e receber, o bebê interage com você e assim vai se iniciando as primeiras brincadeiras entre mãe e bebê.

É um mundo incrível, de muita doação, mas muito prazer. E quando o dançar dessa relação vai acontecendo parece que um mundo mágico se abre pra vocês!!!!

Daniela Cracel
Imagem: saudedeiguatu.blogspot



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS)

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS) 1.TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P. Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0=Nenhum 1=Leve:menos de 1 hora/dia ou intrusões ocasionais 2=Moderado:1 a 3 horas/dia ou intrusões freqüentes 3=Grave:Mais de 3 horas e até 8 horas/dia ou intrusões muito freqüentes 4=Muito grave: Mais de 8 horas/dia ou intrusões quase constantes 2. INTERFERÊNCIA PROVOCADA PELOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com sua,, vida social ou profissional? 0=Nenhum 1=Leve: leve interferência nas atividades sociais ou ocupacionais outras, mas o desempenho global não é deteriorado 2=Moderado: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3=Grave: provoca deterioração considerável no desempenho social ou ocupacional 4=Muito grave: mal-estar quase constante e incapacitante 3.SOFRIMENTO RE...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...