Pular para o conteúdo principal

Vício por celular é similar a compulsão de compras e cartão de crédito.


Vício por celular é similar a compulsão de compras e cartão de crédito.

No Science Daily do dia 28/11/2012 trouxe uma matéria que chama a atenção.

Cada vez mais no nosso dia a dia aparece mais celulares interessantes, com mais aplicativos trazendo mais ainda a atenção dos consumidores para comprar cada vez mais celulares melhores, e com mais funções.

Não só a compra do celular pode ser uma compulsão como também usá-los de forma desenfreada como mostrou o estudo da Universidade de Baylor.

Muitas vezes os celulares são usados como um simbolo de status e podem corroer  relações pessoais.

O vício do celular e por mensagens de texto são dirigidas pelo materialismo e impulsividade, e pode ser comparado a patologias do consumo como comprar compulsivo e o mau uso do cartão de crédito. O materialismo é um importante valor do consumismo, que impacta muitas das decisões dos consumidores.

O consumismo por essas pequenas ferramentas está cada vez mais em alta que se torna importante entender o que está acontecendo com esses adictos em relação aos celulares.

O estudo demonstrou que as pessoas passam uma boa parte do tempo, que chega a sete horas diárias, checando os celulares, seja vendo emails, respondendo mensagens, e ...

Á primeira vista, pode se pensar que esse uso desregulado do tempo nos celulares é só uma moda passageira sem noção dos jovens, mas um conjunto de literatura tem dado cada vez mais credibilidade ao vício do celular como também aos vícios similares de comportamentos.

Esse estudo veio de um levantamento de relatos de 191 estudantes de negócios de duas universidades norte americanas. Os celulares são usados em cerca de 90% dos estudantes universitários e eles servem mais do que uma ferramenta utilitária, eles podem ser acessados em qualquer momento inclusive durante a aula. A maior parte dos jovens afirmam que a perda do celular seria desastrosa para a sua vida social.

Fique atento em como você anda usando o seu tempo, inclusive existem estudos relatando que o celular daqui a alguns anos matará mais do que cigarro. Estudos mostram que existe ligação do uso dos celulares para alguns tumores cerebrais, segundo o médico australiano Khurana.

 Daniela Cracel
Imagem: visãoglobal.org





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS)

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS) 1.TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P. Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0=Nenhum 1=Leve:menos de 1 hora/dia ou intrusões ocasionais 2=Moderado:1 a 3 horas/dia ou intrusões freqüentes 3=Grave:Mais de 3 horas e até 8 horas/dia ou intrusões muito freqüentes 4=Muito grave: Mais de 8 horas/dia ou intrusões quase constantes 2. INTERFERÊNCIA PROVOCADA PELOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com sua,, vida social ou profissional? 0=Nenhum 1=Leve: leve interferência nas atividades sociais ou ocupacionais outras, mas o desempenho global não é deteriorado 2=Moderado: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3=Grave: provoca deterioração considerável no desempenho social ou ocupacional 4=Muito grave: mal-estar quase constante e incapacitante 3.SOFRIMENTO RE...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...