Pular para o conteúdo principal

Como evitar a Dependência emocional?

 

    A dependência emocional caracteriza-se pelo apego excessivo a outra pessoa. Esta pode ser um cônjuge, um parente ou um amigo. Todavia, é mais comum ver esse tipo de dinâmica em relacionamentos amorosos, onde são investidas mais emoções e sentimentos.

    Quando ocorre esse tipo de dinâmica surge aí um relacionamento nocivo a saúde de ambos parceiros, familiares, amigos e... 

Os Sinais da Dependência Emocional

1-Cuidado excessivo com o companheiro

Entre muita atenção e cobranças, é comum também que o parceiro programe o dia do companheiro, se antecipando para qualquer necessidade.

2- O foco da felicidade se concentra em uma única pessoa

Não há possibilidade em sair, ou se divertir se não for acompanhado do seu parceiro.

3-Autoestima comprometida

A pessoa se sente inferior em tudo, se cobra muito, se humilha e não se acha merecedora do companheiro que tem.

4-O que o companheiro pensa de você é o que mais importa

A pessoa espera a avaliação positiva do companheiro para tudo o que faz, e ela depende da sua resposta para se sentir bem.

5-As emoções são reprimidas

Suas emoções, sonhos e desejos são reprimidos ao decorrer da vida e passa a viver a vida do outro.

6-Não defende sua própria opinião

Por receio de magoar ou perder o companheiro, suas próprias opiniões são reprimidas.

7-Controle compulsivo

Essa pessoa não aceita perder o controle de tudo que acontece com ela e com o parceiro, tentando sempre alterar algo que possa lhe causar desconforto. É muito comum desenvolver TOC.

8-O desejo do parceiro é mais importante

O sentimento de incapacidade de decisão reprime todos seus planos e por receio dele não ser aceito, há a preferência de descartá-lo.

9-Excesso de ciúme

Excesso de medo de ser trocado, abandonado ou que o parceiro encontre uma pessoa melhor, esse sentimento sufocará o companheiro na relação.

Para se sentir bem, é necessário que haja amor do outro

A falta de amor do companheiro cria a sensação de vazio e impotência.

10-Sentimento de negação

A pessoa espera que algum dia tudo ficará bem e ignora os problemas que surgem durante o relacionamento para não causar desconforto em falar sobre eles com o parceiro.

11-Sentimento de culpa

Se sente obrigado a fazer os outros felizes e quando acha que algo não está certo ou perfeito se culpa profundamente.

12-Oscilação de humor

Sente-se dependente e feliz no relacionamento, mas de repente passa a odiar, sentir raiva e isso gera discussões e vitimismo.

Atente-se a estes sinais ! 

Qualquer dúvida , entre em contato :

https://me.ahazou.com/dani-cracelImage

 Aprender a apreciar a própria companhia é essencial para mantermos a saúde mental em dia! 😉✨ #dependenciaemocional #motivacional #AhazouSaude #amorproprio #saudemental #saude  https://me.ahazou.com/dani-cracelImage

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS)

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS) 1.TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P. Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0=Nenhum 1=Leve:menos de 1 hora/dia ou intrusões ocasionais 2=Moderado:1 a 3 horas/dia ou intrusões freqüentes 3=Grave:Mais de 3 horas e até 8 horas/dia ou intrusões muito freqüentes 4=Muito grave: Mais de 8 horas/dia ou intrusões quase constantes 2. INTERFERÊNCIA PROVOCADA PELOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com sua,, vida social ou profissional? 0=Nenhum 1=Leve: leve interferência nas atividades sociais ou ocupacionais outras, mas o desempenho global não é deteriorado 2=Moderado: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3=Grave: provoca deterioração considerável no desempenho social ou ocupacional 4=Muito grave: mal-estar quase constante e incapacitante 3.SOFRIMENTO RE...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...