Pular para o conteúdo principal

Construção da Auto-estima eficaz


Construção da Auto-estima eficaz

"O que reside atrás de nós e o que reside à nossa frente são de minúscula importância comparados ao que reside dentro de nós." (Oliver Wendell Holmes)

"Para fazer boas coisas no mundo, primeiro você precisa saber quem é você e o que dá sentido à sua vida." (Robert Browning)





Através do vídeo de Lair Ribeiro podemos perceber que a Auto-estima é muito importante para a construção do nosso eu.

Segundo Jean De La Bruyere, o valor da pessoa neste mundo é estimado de acordo com o valor que ela coloca em si mesma.
Se nos vemos como alguém merecedor da nossa existência logo seremos espelho de merecimentos, e de uma auto-estima eficaz, na qual a pessoa percebe que é capaz de crescer e olhar para o mundo de uma forma construtiva e sempre num eterno crescimento pessoal.

Segundo Maxwell Maltz, a auto-estima é "tão necessária para o espírito como a comida é para o corpo."

Pensando na construção da auto-estima, como acima o vídeo pontua, é necessário uma reformulação e uma re-criação de sua auto-estima, para aqueles que possuem a auto-estima baixa.

Nós precisamos estar atentos ao nosso diálogo interno que chamo de mãe internalizada.

A mãe internalizada é aquela que nos ajuda muitas vezes a receber um afago numa hora de carência, ajuda a realizar algo que você tem dificuldade, te apoiando e te dando suporte para que você caminhe adiante. Quando se está com essa mãe interna bem estruturada, em harmonia, podemos dizer que você está com uma auto-estima eficaz. Pensando no que Lair Ribeiro falou sobre diálogo interno, a mãe internalizada nada mais é que um diálogo interno.

De acordo com Arthur Schopenhauer, do mesmo modo que no início da primavera todas as folhas têm a mesma cor e quase a mesma forma, nós também, na nossa tenra infância, somos todos semelhantes, e portanto, perfeitamente harmonizados.

Somos todos seres organísmicos que buscamos a homeostase, ou seja, desde a tenra idade buscamos o equilíbrio.

Muitas vezes esses seres indefesos buscam mecanismos de defesas que funcionaram quando eram pequenos, porém muitas vezes pode acontecer de se tornarem sujeitos desadaptados quando adultos. Aquele mecanismo de defesa muitas vezes pode se tornar disfuncional na vida adulta.

Muitas vezes a psicoterapia ajuda as pessoas a resignificar sua vida e sua auto-estima.

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor." (Goethe)

Interessante recordar a questão da visualização do que planejamos na nossa vida, como no livro The Secret, quando visualizamos algo com vontade parece que o universo conspira ao nosso favor. Você informa ao seu cérebro aquela imagem tornando-a tão real que a energia exala e acaba muitas vezes acontecendo.

Através também da postura corporal, conseguimos trazer uma comunicação ao nosso cérebro positiva em relação de como nos comunicamos não verbalmente, já que nossa comunicação não verbal é 70% mais eficaz que a verbal. Ou seja, muitas vezes dizemos sim querendo dizer não, e o nosso verbal demonstra essa resposta... Por isso é tão importante termos sintonia entre o verbal e o não verbal.

Unindo essas três questões estaremos trabalhando a ressignificação da auto-estima, através dos nossos sentidos. Estaremos unindo forças que propulsionam a uma homeostase organísmica.

A neurociência explica essa sinergia que promove os acontecimentos, "o todo supera a soma das partes".

De acordo com Mahatma Gandhi, a arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.

Assim você poderá reconstruir a sua mais linda obra de arte: - Você.

"Nosso eu interior não é algo que se encontre. É algo que se cria." (Thomas Szasz)

Comentários

Seleneide Morais disse…
Parabéns Dani pelo seu profissionalismo e carisma. Somos abençoados por tê-la em nosso convívio.
bjssss e bençãos!
Seleneide

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...

A Ciência do Amor: Harry Harlow & a Natureza do Afeto

Durante a primeira metade do século 20, muitos psicólogos acreditavam que demonstrar afeto pelas crianças era apenas um gesto sentimental que não servia de nada. O psicólogo Comportamental John B. Watson, uma vez chegou a alertar os pais, "Quando tiver vontade de acariciar o seu filho, lembre-se que o amor materno é um perigoso instrumento." De acordo com muitos pensadores da época, o carinho só espalharia doenças e levaria a problemas psicológicos no futuro. Durante este tempo, os psicólogos foram motivados a provar o seu domínio como uma ciência rígida. O movimento da psicologia comportamental instigou os investigadores a estudar apenas comportamentos observáveis e mensuráveis. Um psicólogo americano chamado Harry Harlow, no entanto, tornou-se interessado em estudar um tema que não era tão fácil de quantificar e medir: o amor. Em uma série de experimentos controversos conduzidos em 1960 , Harlow demonstrou o poder do efeito do amor. Ao mostrar os efeitos devastadores da pr...