Pular para o conteúdo principal

O que é o transtorno de ansiedade generalizada?

O que é o transtorno de ansiedade generalizada?

Ansiedade e preocupação são normais. Um pouco de ansiedade pode realmente ajudá-lo à agir diante a algumas situações de ameaças. Imagine que você está passeando na rua e aparece um leão. Sua ansiedade vai fazer com que você saia da situação de perigo, na busca da sua sobrevivência.

A ansiedade gera energia para fazer as coisas; para se movimentar. No entanto, excesso de preocupação e ansiedade podem indicar uma doença conhecida como transtorno de ansiedade generalizada.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma preocupação exagerada e prolongada que tem pouca ou nenhumas fonte específica. Os indivíduos que sofrem de TAG frequentemente descrevem sentimentos constantes de preocupação, ansiedade, nervossismo, e se sentem frequentemente desconfortáveis. Para serem diagnosticados, estes sentimentos devem ser presentes mais ou menos por um período de seis meses ou mais.

Quem é afetado pelo transtorno de ansiedade generalizada?

De acordo com o National Institute of Mental Health (NIMH), mais de 6,8 milhões de adultos americanos sofrem de transtorno de ansiedade generalizada. Mais de duas vezes mais mulheres do que homens sofrem do distúrbio. Embora o transtorno possa ocorrer em qualquer momento durante toda a vida, é mais freqüente surgir entre a infância e o jovem adulto. O TAG freqüentemente ocorre junto com um outro problema, incluindo outros transtornos de ansiedade, abuso de substâncias, ou depressão.

Há algumas evidências de que a genética desempenha um papel no desenvolvimento do TAG. Condições médicas, como hipertireoidismo, doença grave, e ou estresse pode desempenhar um papel no desenvolvimento do TAG.

Os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada são:

* Preocupação excessiva sem nenhum motivo específico
* Um estado de alerta exagerado.
* Incapacidade de dormir devido a preocupação
* Dor no estômago.
* Dor de cabeça.
* Fadiga
* Tensão muscular
* Sensação de sufocamento, ou aperto na garganta.
* Tremores
* Náuseas
* Sudorese excessiva

Tratamentos para transtorno de ansiedade generalizada:

* Terapia cognitivo-comportamental é frequentemente um tratamento eficaz. Esta terapêutica centra-se na mudança de pensamento e comportamento disfuncionais contribuindo para um entendimento melhor do seu auto conhecimento, potencializando a saúde. O objetivo da terapia cognitivo-comportamental é a reestruturação dos pensamentos distorcidos e ajudam o indivíduo à alterar as suas reações ao estresse.

* Aprender novas habilidades de enfrentamento e técnicas de relaxamento que trazem benefícios vantajosos à sua saùde.

* Medicamentos antidepressivos e drogas para a ansiedade. É frequentemente utilizada a medicação com a combinação de psicoterapia.

* Às vezes, ocorrem também comorbidades que devem ser tratadas com a psicoterapia, e com medicamentos.

Leituras Sugeridas

• Psychological Treatments for Late-Life Anxiety - Generalized Anxiety Disorders.
• Acceptance Therapy for Generalized Anxiety Disorder
• NIMH - Generalized Anxiety Disorder (GAD), A Real Illness

Comentários

Maximus disse…
A partir de hoje não vou mais me sentir tão responsável por dizer a palavra mágica rsrsrs. Muito bom o artigo...
Beijos e abraços a vcs rs
Anônimo disse…
O artigo no seu geral esta bem concebido. Contudo quando é falada a parte dos sintomas, estes estão muito vagos. Existem outros sintomas que caracterizam melhor este tipo de comportamento.
Unknown disse…
Como acho esse video??? queria compartilhar para meu amigos! muito bom!

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS)

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS) 1.TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P. Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0=Nenhum 1=Leve:menos de 1 hora/dia ou intrusões ocasionais 2=Moderado:1 a 3 horas/dia ou intrusões freqüentes 3=Grave:Mais de 3 horas e até 8 horas/dia ou intrusões muito freqüentes 4=Muito grave: Mais de 8 horas/dia ou intrusões quase constantes 2. INTERFERÊNCIA PROVOCADA PELOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com sua,, vida social ou profissional? 0=Nenhum 1=Leve: leve interferência nas atividades sociais ou ocupacionais outras, mas o desempenho global não é deteriorado 2=Moderado: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3=Grave: provoca deterioração considerável no desempenho social ou ocupacional 4=Muito grave: mal-estar quase constante e incapacitante 3.SOFRIMENTO RE...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...