
Ansiedade e preocupação são normais. Um pouco de ansiedade pode realmente ajudá-lo à agir diante a algumas situações de ameaças. Imagine que você está passeando na rua e aparece um leão. Sua ansiedade vai fazer com que você saia da situação de perigo, na busca da sua sobrevivência.
A ansiedade gera energia para fazer as coisas; para se movimentar. No entanto, excesso de preocupação e ansiedade podem indicar uma doença conhecida como transtorno de ansiedade generalizada.
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é uma preocupação exagerada e prolongada que tem pouca ou nenhumas fonte específica. Os indivíduos que sofrem de TAG frequentemente descrevem sentimentos constantes de preocupação, ansiedade, nervossismo, e se sentem frequentemente desconfortáveis. Para serem diagnosticados, estes sentimentos devem ser presentes mais ou menos por um período de seis meses ou mais.
Quem é afetado pelo transtorno de ansiedade generalizada?
De acordo com o National Institute of Mental Health (NIMH), mais de 6,8 milhões de adultos americanos sofrem de transtorno de ansiedade generalizada. Mais de duas vezes mais mulheres do que homens sofrem do distúrbio. Embora o transtorno possa ocorrer em qualquer momento durante toda a vida, é mais freqüente surgir entre a infância e o jovem adulto. O TAG freqüentemente ocorre junto com um outro problema, incluindo outros transtornos de ansiedade, abuso de substâncias, ou depressão.
Há algumas evidências de que a genética desempenha um papel no desenvolvimento do TAG. Condições médicas, como hipertireoidismo, doença grave, e ou estresse pode desempenhar um papel no desenvolvimento do TAG.
Os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada são:
* Preocupação excessiva sem nenhum motivo específico
* Um estado de alerta exagerado.
* Incapacidade de dormir devido a preocupação
* Dor no estômago.
* Dor de cabeça.
* Fadiga
* Tensão muscular
* Sensação de sufocamento, ou aperto na garganta.
* Tremores
* Náuseas
* Sudorese excessiva
Tratamentos para transtorno de ansiedade generalizada:
* Terapia cognitivo-comportamental é frequentemente um tratamento eficaz. Esta terapêutica centra-se na mudança de pensamento e comportamento disfuncionais contribuindo para um entendimento melhor do seu auto conhecimento, potencializando a saúde. O objetivo da terapia cognitivo-comportamental é a reestruturação dos pensamentos distorcidos e ajudam o indivíduo à alterar as suas reações ao estresse.
* Aprender novas habilidades de enfrentamento e técnicas de relaxamento que trazem benefícios vantajosos à sua saùde.
* Medicamentos antidepressivos e drogas para a ansiedade. É frequentemente utilizada a medicação com a combinação de psicoterapia.
* Às vezes, ocorrem também comorbidades que devem ser tratadas com a psicoterapia, e com medicamentos.
Leituras Sugeridas
• Psychological Treatments for Late-Life Anxiety - Generalized Anxiety Disorders.
• Acceptance Therapy for Generalized Anxiety Disorder
• NIMH - Generalized Anxiety Disorder (GAD), A Real Illness
Comentários
Beijos e abraços a vcs rs