Pular para o conteúdo principal

Déficit de Atenção e Hiperatividade




Déficit de Atenção e Hiperatividade


O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é realçada pela incapacidade persistente de uma pessoa prestar atenção ao que é considerado importante. Na realidade o que acaba acontecendo é que a pessoa que apresenta este quadro tem uma super atenção, e não consegue se focar em uma coisa. Pode haver características adicionais de movimentos motores hiperativos e / ou impulsividade.

Quais são as características associadas à desordem de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

As crianças normalmente têm uma menor capacidade de prestar atenção do que os adultos e, portanto, não esperamos que as crianças apresentassem os mesmos tipos de comportamentos como nos adultos. A pessoa que está com suspeita de TDAH deve ter uma atenção muito inferior quando comparado com outros colegas da mesma idade.

Pessoas com TDAH são geralmente bastante impulsivas, bastante ativas, e hiperativas. Um diagnóstico de TDAH significa que os sintomas de desatenção e / ou hiperatividade têm que se manifestar em pelo menos dois ambientes. Por exemplo, os sintomas devem estar presentes na escola ou no trabalho e em casa. Para ser considerada como TDAH, a falta de atenção tem de causar problemas para o indivíduo no ambiente acadêmico ou ocupacional.

 O distúrbio aparece com mais freqüência em crianças cujos pais sofrem de TDAH, dependência de álcool e / ou distúrbios do humor.

O TDAH é muito mais comum em homens do que em mulheres.

Em que idade o TDAH pode começar?

O diagnóstico do TDAH muitas vezes não é feita antes da entrada da criança na escola. Apesar de o TDAH poder estar presentes no início, é o ambiente escolar que geralmente destaca a desatenção de uma criança ou hiperatividade. A falta de atenção da criança em comparação com a atenção de outras crianças é freqüentemente notada pelo professor e comunicados aos pais. As crianças podem ser diagnosticadas com TDAH ao longo de seus anos escolares.

Adultos também podem sofrer do transtorno.

Quantas vezes o TDAH é visto em nossa sociedade?

Provavelmente, entre os dois por cento (2%) e cinco por cento (5%) de todas as crianças em idade escolar têm algum tipo de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Um quarto das pessoas com TDAH podem ter um distúrbio de aprendizagem.


Como o TDAH é diagnosticado?


Um profissional de saúde mental chega ao diagnóstico do TDAH fazendo uma anamnese muito cuidadosa e detalhada. O diagnóstico do TDAH na criança em idade escolar deve ser feita com a ajuda dos pais e professores. Alguns testes psicológicos podem ser úteis na confirmação do diagnóstico. Embora não existam exames laboratoriais necessários para confirmar a presença do distúrbio nem condições físicas que devem ser cumpridas, é muito importante não esquecer que uma doença física pode parecer ou contribuir para o TDAH. Se houver qualquer dúvida sobre um problema médico, o profissional de saúde mental deve consultar um médico, que irá realizar um exame físico completo e solicitar os exames laboratoriais necessários.

Como o TDAH  é tratado?

A terapia comportamental e o uso de medicamentos têm sido s eficazes para o TDAH. O uso de medicamentos estimulantes como Cylert (pemoline), Dexedrine (dextroamphetamine), ou Ritalin (metilfenidato) tornaram-se o tratamento de escolha em grande parte do país.

Se a pessoa com TDAH é uma criança, a terapia comportamental envolvendo a criança e seus pais são muito úteis para a melhor compreensão do seu quadro, e para a contribuição do tratamento do filho. A terapia comportamental pode ser realizada individualmente ou podem ser combinadas com terapêutica medicamentosa. Há uma tríade muito importante. A união da escola com os professores da criança, o psiquiatra que está no caso clínico e também a família precisa estar bem ativa a esse comprometimento.


O que acontece com alguém com transtorno TDAH?

As crianças com TDAH freqüentemente continuam a mostrar sintomas de desatenção e impulsividade na sua adolescência e na idade adulta. Crianças e adolescentes com TDAH lutam freqüentemente com baixa auto-estima.

O que as pessoas podem fazer se precisar de ajuda?

Se você é um amigo, ou um membro da família, e quer ajudar, busque ajuda de um psicoterapeuta ou de um médico, pois eles poderão te ajudar e informarão  a você sobre o quadro clínico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc

Um conto de Natal

Um conto de Natal Eu estava em São Francisco, a poucos dias do Natal. As lojas já começavam a ficar lotadas e multidões esperavam impacientemente pelos ônibus e bondes no fim da tarde. Quase todo mundo carregava pilhas de pacotes e o cansaço era tanto, que eu comecei a me perguntar se os inúmeros amigos e parentes mereciam mesmo aqueles presentes e tanto sacrifício. Esse não era bem o espírito de Natal que eu desejava. Finalmente fui literalmente empurrada para dentro de um bonde superlotado e a idéia de ficar ali como sardinha em lata até chegar em casa foi se tornando insuportável. O que eu não daria por um lugar sentada! À medida que algumas pessoas foram descendo, consegui respirar melhor e comecei a notar os outros passageiros. Com o canto do olho, vi um menino pequeno, de pele escura - não poderia ter mais de seis anos - puxando a manga de uma mulher e perguntando: "Quer se sentar?" Ele a levou até o assento vago mais próximo e partiu em busca de outra pessoa

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS)

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS) 1.TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P. Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0=Nenhum 1=Leve:menos de 1 hora/dia ou intrusões ocasionais 2=Moderado:1 a 3 horas/dia ou intrusões freqüentes 3=Grave:Mais de 3 horas e até 8 horas/dia ou intrusões muito freqüentes 4=Muito grave: Mais de 8 horas/dia ou intrusões quase constantes 2. INTERFERÊNCIA PROVOCADA PELOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com sua,, vida social ou profissional? 0=Nenhum 1=Leve: leve interferência nas atividades sociais ou ocupacionais outras, mas o desempenho global não é deteriorado 2=Moderado: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3=Grave: provoca deterioração considerável no desempenho social ou ocupacional 4=Muito grave: mal-estar quase constante e incapacitante 3.SOFRIMENTO RE