Pular para o conteúdo principal

Déficit de Atenção e Hiperatividade




Déficit de Atenção e Hiperatividade


O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é realçada pela incapacidade persistente de uma pessoa prestar atenção ao que é considerado importante. Na realidade o que acaba acontecendo é que a pessoa que apresenta este quadro tem uma super atenção, e não consegue se focar em uma coisa. Pode haver características adicionais de movimentos motores hiperativos e / ou impulsividade.

Quais são as características associadas à desordem de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

As crianças normalmente têm uma menor capacidade de prestar atenção do que os adultos e, portanto, não esperamos que as crianças apresentassem os mesmos tipos de comportamentos como nos adultos. A pessoa que está com suspeita de TDAH deve ter uma atenção muito inferior quando comparado com outros colegas da mesma idade.

Pessoas com TDAH são geralmente bastante impulsivas, bastante ativas, e hiperativas. Um diagnóstico de TDAH significa que os sintomas de desatenção e / ou hiperatividade têm que se manifestar em pelo menos dois ambientes. Por exemplo, os sintomas devem estar presentes na escola ou no trabalho e em casa. Para ser considerada como TDAH, a falta de atenção tem de causar problemas para o indivíduo no ambiente acadêmico ou ocupacional.

 O distúrbio aparece com mais freqüência em crianças cujos pais sofrem de TDAH, dependência de álcool e / ou distúrbios do humor.

O TDAH é muito mais comum em homens do que em mulheres.

Em que idade o TDAH pode começar?

O diagnóstico do TDAH muitas vezes não é feita antes da entrada da criança na escola. Apesar de o TDAH poder estar presentes no início, é o ambiente escolar que geralmente destaca a desatenção de uma criança ou hiperatividade. A falta de atenção da criança em comparação com a atenção de outras crianças é freqüentemente notada pelo professor e comunicados aos pais. As crianças podem ser diagnosticadas com TDAH ao longo de seus anos escolares.

Adultos também podem sofrer do transtorno.

Quantas vezes o TDAH é visto em nossa sociedade?

Provavelmente, entre os dois por cento (2%) e cinco por cento (5%) de todas as crianças em idade escolar têm algum tipo de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Um quarto das pessoas com TDAH podem ter um distúrbio de aprendizagem.


Como o TDAH é diagnosticado?


Um profissional de saúde mental chega ao diagnóstico do TDAH fazendo uma anamnese muito cuidadosa e detalhada. O diagnóstico do TDAH na criança em idade escolar deve ser feita com a ajuda dos pais e professores. Alguns testes psicológicos podem ser úteis na confirmação do diagnóstico. Embora não existam exames laboratoriais necessários para confirmar a presença do distúrbio nem condições físicas que devem ser cumpridas, é muito importante não esquecer que uma doença física pode parecer ou contribuir para o TDAH. Se houver qualquer dúvida sobre um problema médico, o profissional de saúde mental deve consultar um médico, que irá realizar um exame físico completo e solicitar os exames laboratoriais necessários.

Como o TDAH  é tratado?

A terapia comportamental e o uso de medicamentos têm sido s eficazes para o TDAH. O uso de medicamentos estimulantes como Cylert (pemoline), Dexedrine (dextroamphetamine), ou Ritalin (metilfenidato) tornaram-se o tratamento de escolha em grande parte do país.

Se a pessoa com TDAH é uma criança, a terapia comportamental envolvendo a criança e seus pais são muito úteis para a melhor compreensão do seu quadro, e para a contribuição do tratamento do filho. A terapia comportamental pode ser realizada individualmente ou podem ser combinadas com terapêutica medicamentosa. Há uma tríade muito importante. A união da escola com os professores da criança, o psiquiatra que está no caso clínico e também a família precisa estar bem ativa a esse comprometimento.


O que acontece com alguém com transtorno TDAH?

As crianças com TDAH freqüentemente continuam a mostrar sintomas de desatenção e impulsividade na sua adolescência e na idade adulta. Crianças e adolescentes com TDAH lutam freqüentemente com baixa auto-estima.

O que as pessoas podem fazer se precisar de ajuda?

Se você é um amigo, ou um membro da família, e quer ajudar, busque ajuda de um psicoterapeuta ou de um médico, pois eles poderão te ajudar e informarão  a você sobre o quadro clínico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS)

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS) 1.TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P. Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0=Nenhum 1=Leve:menos de 1 hora/dia ou intrusões ocasionais 2=Moderado:1 a 3 horas/dia ou intrusões freqüentes 3=Grave:Mais de 3 horas e até 8 horas/dia ou intrusões muito freqüentes 4=Muito grave: Mais de 8 horas/dia ou intrusões quase constantes 2. INTERFERÊNCIA PROVOCADA PELOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com sua,, vida social ou profissional? 0=Nenhum 1=Leve: leve interferência nas atividades sociais ou ocupacionais outras, mas o desempenho global não é deteriorado 2=Moderado: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3=Grave: provoca deterioração considerável no desempenho social ou ocupacional 4=Muito grave: mal-estar quase constante e incapacitante 3.SOFRIMENTO RE...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...