Pular para o conteúdo principal

Seu negócio tem uma estratégia?


Seu negócio tem uma estratégia?

Por Max Carvalho
Publicado 20/01/2010

Adote uma estratégia de lucratividade

Segundo Michael Porter, considerado uma das maiores autoridades em Estratégia Competitiva, a falta de estratégia é a verdadeira razão para a crise das empresas. Para contornar isso, a empresa precisa ter uma lucratividade acima da média de seus concorrentes.

Há duas maneiras de alcançar a lucratividade superior: cobrando um preço superior do concorrente ou produzindo a um menor custo. Abaixo temos um exemplo de uma empresa que escolheu o caminho do baixo custo.

A Enterprise Rent-a-Car , uma locadora de automóveis americana, é a segunda maior locadora de automóveis do mundo e também a mais lucrativa, embora seja desconhecida pela a maioria das pessoas.

Por ter uma estratégia de baixo custo foi que permitiu que ela seja grande e lucrativa. E qual é essa estratégia?

A Enterprise trabalha basicamente com carros urbanos substitutos. Enquanto a maioria das concorrentes se concentram em carros para uso em viagens, a Enterprise aluga carros para pessoas cujo os carros estão na oficina, nas cidades onde elas moram. Ou quando você quer deixar um carro à disposição de sua filha que está vindo da faculdade passar as férias com a família.

Em vez de grandes lojas no centro da cidade, em aeroportos ou em recantos turísticos elegantes, eles instalam pequenas lojas localizadas perto de seus principais clientes. Além disso, deixam o carro na porta de sua casa e preenchem toda a papelada por você.

A Enterprise consegue atender satisfatóriamente seu público por um preço muito baixo. Possui um serviço de reserva muito limitado, não trabalha com representantes, não anuncia na televisão e seus fucionários procuram corretores de seguros e as concessionárias de veículos para estabelecer relações.

A Enterprise definiu sua estratégia e se concentrou nela. Não está tentando oferecer tudo. Estabeleceu limites e adaptou suas atividades a isso.

Agora veremos um caso de uma empresa que um preço premium bem acima do que o cobrado pelos concorrentes.

A Neutrogena é uma fabricante americana de sabonetes. Os concorrentes, como a Procter & Gamble, oferecem sabonetes para diferentes grupos de clientes. A Neutrogena fez diferente, focou em produzir um produto diferenciado: um sabonete suave, que não irrita a pele, tem pH equilibrado e exnxágua totalmente.

Ela tem um processo “menos eficiente” que os dos concorrentes com menos barras fabricadas por minuto, para obter uma qualidade desejada.

Ela não vende o seu sabonete em supermercados, mas em farmácias, porque quer que ele seja visto como um produto para saúde. Por esse motivo a Neutrogena pode cobrar um preço premium pelo seu produto. A Neutrogena não quis atender à todos. Ela tem uma estratégia. Ela limitou em servir um determinado grupo de clientes que estão dispostos à pagar um preço premium por um produto de qualidade superior

Fonte:Web Artigos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS)

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS) 1.TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P. Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0=Nenhum 1=Leve:menos de 1 hora/dia ou intrusões ocasionais 2=Moderado:1 a 3 horas/dia ou intrusões freqüentes 3=Grave:Mais de 3 horas e até 8 horas/dia ou intrusões muito freqüentes 4=Muito grave: Mais de 8 horas/dia ou intrusões quase constantes 2. INTERFERÊNCIA PROVOCADA PELOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com sua,, vida social ou profissional? 0=Nenhum 1=Leve: leve interferência nas atividades sociais ou ocupacionais outras, mas o desempenho global não é deteriorado 2=Moderado: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3=Grave: provoca deterioração considerável no desempenho social ou ocupacional 4=Muito grave: mal-estar quase constante e incapacitante 3.SOFRIMENTO RE...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...