Pular para o conteúdo principal

Aonde fica a sua responsabilidade?


Aonde fica a sua responsabilidade?

Muitas vezes, percebo no consultório como é fácil as pessoas responsabilizarem o outro pelas coisas ruins que acontecem com elas !

Isso me fez pensar na dinâmica de que esta ação está implicada.. o fenômeno dessa ação chama-se projeção . É um mecanismo de defesa muito comum nas pessoas de forma geral...

A culpa é do mundo por aquela pessoa está assim ou por algo horrível ter acontecido..

Bem, com isso não estou querendo dizer que fatalidades não acontecem... elas acontecem sim e sim pode não ser sua responsabilidade... mas, mesmo elas me faz pensar...

Certa vez num programa que assiti falando sobre a lei da atração refleti sobre o que será que acontece... será que uma pessoa com sua energia não pode de alguma forma atrair aquela energia para si (a lei da atração), ou será mesmo que aquela fatalidade não tem algo que seja sua responsabilidade? Não sei... fica a critério de vcs pensarem e repensarem aonde está a sua responsabilidade... e não falo aqui pegar aquele fardo de que: "sou o culpado pelo mundo", mas sim o que vc pode fazer para ser mais feliz?

Segue uma metáfora para fazer vocês pensarem um pouco:

O verdadeiro culpado

Certo dia, uma senhora ligou desesperada para o Corpo de Bombeiros da sua cidade para apagar o fogo que começara repentinamente em sua casa. Como a distância da sede do Corpo de Bombeiros até a sua casa era considerável, quando os Bombeiros chegaram já era tarde demais. Só havia restado um amontoado de madeira queimada e muita fumaça.

Ela, no âmago do seu desespero e chorando muito, disse:

- Toda a minha vida estava nesta casa, meus sonhos e meus projetos. Tudo virou pó! - E não contente, descarregou toda a sua amargura.

- A culpa é desses bombeiros incompetentes e sem coração que demoraram uma vida para chegar até aqui. Eles são os culpados por não ter sobrado nada da minha casa!

Então, um homem se aproximou daquela amargurada e triste senhora, dizendo:

- Eu sou o eletricista que fez a instalação da sua casa, lembra? - Ela assentiu com a cabeça.

- A senhora lembra quando eu disse que os fios que nós estávamos empregando na obra eram de má qualidade? - Outra vez ela concordou com o homem.

- E mesmo assim a senhora insistiu que deveriam ser aqueles fios, porque isto no final da instalação lhe traria uma economia de 75 reais. Pois é, a economia de 75 reais se tornou um prejuízo de 100 mil reais.

Moral da história: Quando algo de ruim acontece com a gente, imediatamente, começamos a culpar todo mundo a nossa volta, mas, na grande maioria das vezes, os verdadeiros culpados pelos nossos infortúnios somos nós mesmos.

Enviada pelo autor: Cleiton Lourival Peixer - 11/08/2010
metaforas.com 
Foto:Yahoo.groups

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um conto de Natal

Um conto de Natal Eu estava em São Francisco, a poucos dias do Natal. As lojas já começavam a ficar lotadas e multidões esperavam impacientemente pelos ônibus e bondes no fim da tarde. Quase todo mundo carregava pilhas de pacotes e o cansaço era tanto, que eu comecei a me perguntar se os inúmeros amigos e parentes mereciam mesmo aqueles presentes e tanto sacrifício. Esse não era bem o espírito de Natal que eu desejava. Finalmente fui literalmente empurrada para dentro de um bonde superlotado e a idéia de ficar ali como sardinha em lata até chegar em casa foi se tornando insuportável. O que eu não daria por um lugar sentada! À medida que algumas pessoas foram descendo, consegui respirar melhor e comecei a notar os outros passageiros. Com o canto do olho, vi um menino pequeno, de pele escura - não poderia ter mais de seis anos - puxando a manga de uma mulher e perguntando: "Quer se sentar?" Ele a levou até o assento vago mais próximo e partiu em busca de outra pessoa

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc

Terapia on line ajuda na cura da depressão.

Terapia online ajuda na cura da depressão Nos anos 60, você podia conversar com a ELIZA, contar sobre seus problemas, e, não importando quão vergonhoso ou difícil fosse o seu problema, ela perguntaria "Isso é muito interessante, por que você acha isso?". Depois da ELIZA, programa de computador criado para emular um terapeuta, a terapia online melhorou muito, e hoje, com a Internet, as pessoas podem usar mensagens instantâneas para se comunicar com seus terapeutas. Um novo estudo sugere que a terapia online em tempo real é eficiente para ajudar pessoas com depressão. Participantes do estudo foram escolhidos para receber terapia online além do cuidado personalizado - que pode incluir o uso de medicamentos antidepressivos - e outro grupo continuou com o tratamento tradicional. O grupo que participou do tratamento online teve dez consultas de 55 minutos. Das 113 pessoas que fizeram a terapia online, 38% se recuperaram da depressão, comparadas com 24% do grupo que fez apen