Pular para o conteúdo principal

As palavras doem mais do que você pensa


As palavras doem mais do que você pensa

Em um estudo nos EUA de acordo com a revista Cosmopolitan, 77% das estudantes de faculdade vive uma relação abusiva. Não existe uma definição única para abuso psicológico ou emocional. Mas, geralmente é descrito como qualquer comportamento de violência física ou verbal que é usado para manipular, degradar, humilhar, punir a outra pessoa. Isto pode parecer coisa de filme , mas é muito mais comun do que se imagina. Pode ter ameaça, vandalismo, perseguição, monitoramento pelo email ou celular. Porém também pode ser mais sútil, reações exageradas que faz você pisar em ovos, elogios dissimulados, conselhos duros que fala ser pro seu próprio bem, diz que vai te ajudar para gerir seu dinheiro,gerir seus relacionamentos com os outros e sua carreira e...  são comportamentos perigosos que prejudicam muito a pessoa que sofre com este tipo de relação.

A melhor coisa a se fazer com este tipo de relação, ou se você conhece alguém que sofre é atentar esta pessoa para os sinais de alerta.

Os sinais de alerta são: 

Quando ele quer você o tempo todo, quer que você faça sexo com ele na hora que ele quer, que fotografe você nua, sexo desprotegido, ou qualquer outro comportamento sexual desrespeitoso. Que aparece a qualquer hora, não para de te ligar, assim ele  não respeita os seus limites e isso pode ser desastroso!

Sempre que vocês brigam ele dá um jeito de sair, ou fala pra você ir embora. Deixando você se sentir rejeitada? O ser humano é um ser relacional e precisa da interação e troca, e quando o seu amado leva isso embora de você pode fazer você ter a mesma dinâmica de atraso do desenvolvimento que  bebês que foram negligenciados.

Ele diz querer "proteger" você e assim cuida da sua vida e faz você depender dele.Tentando pegar  as suas responsabilidades pra ele. Isso pode ser muito destrutivo.

As piadas são sempre em torno de você.  Ele ainda fala que você não consegue aceitar uma brincadeira nunca. A resposta quando é algo que te faz mal deveria ser sempre "Desculpa". A longo prazo o abuso psicológico pode ser mais prejudicial do que o físico de acordo com muitos estudos. Quando ele te zoa de cabeçuda, nariguda, gorda, feia e... Isso não é uma brincadeira carinhosa e sim abuso emocional.

Controlar a namorada/o acredite existe aplicativo para isso no celular. O que não é nem um pouco saudável. Inicialmente este aplicativo era para ajudar os pais de adolescentes. Porém hoje é usado para controlar as relações. 

Amor não é abuso. Tem que ser respeitado os limites de cada um. E se você passa por algo parecido com isso ou conhece alguém que passe atente -se para os sinais de uma relação desastrosa para o seu bem estar!

Daniela Cracel
Imagem:tocaopenaporta.blogspot



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc...

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS)

ESCALA DE SINTOMAS OBSESSIVO-COMPULSIV0S DE YALE-BROWN 8 (Y-BOCS) 1.TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P. Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0=Nenhum 1=Leve:menos de 1 hora/dia ou intrusões ocasionais 2=Moderado:1 a 3 horas/dia ou intrusões freqüentes 3=Grave:Mais de 3 horas e até 8 horas/dia ou intrusões muito freqüentes 4=Muito grave: Mais de 8 horas/dia ou intrusões quase constantes 2. INTERFERÊNCIA PROVOCADA PELOS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com sua,, vida social ou profissional? 0=Nenhum 1=Leve: leve interferência nas atividades sociais ou ocupacionais outras, mas o desempenho global não é deteriorado 2=Moderado: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3=Grave: provoca deterioração considerável no desempenho social ou ocupacional 4=Muito grave: mal-estar quase constante e incapacitante 3.SOFRIMENTO RE...

Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade

  Autismo na Teoria Gestalt Em direção a uma Teoria Gestalt da Personalidade GUADALUPE AMESCUA, Ph. D. Guadalupe Amescua, Ph. D., é o Centro de Estúdios e Inestigacion Guestalticos, Xalapa, México e autora do livro “ The Magic of Children: Gestalt Therapy with Children, Mexico, 1995, Cuba, 1997.             Para nós, que trabalhamos com crianças e adolescentes, é muito importante ter uma teoria de desenvolvimento gestáltica, assim como uma abordagem gestáltica para a psicopatologia. Baseado na teoria do contato e do self, eu considero o autismo como um problema de contato e fronteira no qual a criança está aprisionada na fronteira. Assim sendo, nós podemos pensar sobre uma abordagem gestáltica do autismo. Como um resultado de minha experiência com crianças autistas, eu apresento uma explanação do desenvolvimento da criança utilizando uma perspectiva gestáltica. Introdução         ...