Pular para o conteúdo principal

Entre nós, relação Mãe e Bebê.

 
Entre nós, relação Mãe e Bebê.

A relação entre mãe e bebê é tão importante que é vital para a vida desse pequenininho. Sem essa relação ou de um cuidador dedicado ele não conseguiria sobreviver.

É importante cada momento na relação de vocês dois nutrir a relação. Mesmo quando o bebê é recém-nascido ler uma histórinha pra ele, conversar com ele, cantar pra ele é de extrema importância. O escutar a voz da mamãe transmite uma série de sentimentos importantes para o bebê. A sua voz, mamãe, acalma, calienta, conforta o seu pequenininho.  Muitas vezes quando ele ainda não entende as palavras, você poderá se sentir falando com a parede, mas, saiba que sua voz é muito importante e aquece de forma inegualável o coraçãozinho do seu pequeno.

Os primeiros meses de vida representa um momento chave para interagir com esses pequenininhos e ajudá-los a crescer e aprender. Mas, como envolver um pequenininho que a rotina se resume em se alimentar, arrotar, troca de fraldas, e banho e repetidamente?

Inicialmente é importante levar o seu bebê a se sentir querido e amado nessa rotina, criar momentos pra a brincadeira, leitura e... Ajuda o seu pequeno a experimentar sensações novas. Você não vai ensinar o seu bebê a ler e sim a gostar da leitura. E isso serve pra cada interação sua com esta delicinha. Inclusive na rotina diária você pode incluir a sua voz, dizendo o que está acontecendo com ele, ajudando-o aos poucos a entender o que acontece com ele e ajudando-o a entrar no mundo da fala.

Aproveite também para mostrar os desenhos das historinhas pra essa delicinha, assim você estimulará a visão, a qual o seu bebê, ainda verá de forma um pouco nebulosa. Use e abuse de todos os sentidos dele, mas não exagere no tempo , respeite o tempo dele. De forma a ele poder conhecer as delicias da vida, e sem ser hiper-estimulado. Bebês podem ter um "apagão" com o exagero do estímulo e dormir.

Não tente comparar o seu filho com outros, cada um é um e se desenvolve no seu tempo. Então, não se desespere se o seu filho ainda não está fazendo algo. Comunique ao pediatra e tire as dúvidas com ele.

Na hora do primeiro sorriso, seu filhote deve estar por volta da sexta semana, você vai sentir uma sensação muito gostosa, mas lembre-se de trocar com ele. É importante que ele dê e receba também. Imitá-lo é muito importante para o desenvolvimento do seu bebê. Assim você ensina ao seu filho a ter empatia, que ele está sendo percebido por você e está se sentindo amado e querido por você,  e ele terá mais vontade de responder à você.

Nesse movimento de dar e receber, o bebê interage com você e assim vai se iniciando as primeiras brincadeiras entre mãe e bebê.

É um mundo incrível, de muita doação, mas muito prazer. E quando o dançar dessa relação vai acontecendo parece que um mundo mágico se abre pra vocês!!!!

Daniela Cracel
Imagem: saudedeiguatu.blogspot



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um conto de Natal

Um conto de Natal Eu estava em São Francisco, a poucos dias do Natal. As lojas já começavam a ficar lotadas e multidões esperavam impacientemente pelos ônibus e bondes no fim da tarde. Quase todo mundo carregava pilhas de pacotes e o cansaço era tanto, que eu comecei a me perguntar se os inúmeros amigos e parentes mereciam mesmo aqueles presentes e tanto sacrifício. Esse não era bem o espírito de Natal que eu desejava. Finalmente fui literalmente empurrada para dentro de um bonde superlotado e a idéia de ficar ali como sardinha em lata até chegar em casa foi se tornando insuportável. O que eu não daria por um lugar sentada! À medida que algumas pessoas foram descendo, consegui respirar melhor e comecei a notar os outros passageiros. Com o canto do olho, vi um menino pequeno, de pele escura - não poderia ter mais de seis anos - puxando a manga de uma mulher e perguntando: "Quer se sentar?" Ele a levou até o assento vago mais próximo e partiu em busca de outra pessoa

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz

Teste Psicológico para detectar transtornos alimentares - Quizz Esse teste psicológico é um breve questionário sobre transtornos alimentares que pode ajudar a você a perceber se está sujeita a desenvolver um distúrbio alimentar, ou se você se preocupa muito com esta questão a ponto de empregar muito tempo ou motivação com este tema: Trata-se de um teste de psicologia que permite uma breve análise como medida para ajudá-la a determinar se você atualmente precisa de um profissional da saúde para um diagnóstico adequado sobre distúrbios alimentares. Os distúrbios alimentares mais freqüentes na população correspondem à anorexia e a bulimia. Por meio deste breve teste psicológico você poderá ter uma medida de rastreio e com isso verificar se pela sua pontuação você tem estado atualmente muito preocupado, ou está desenvolvendo situações que correspondem a um distúrbio alimentar. Logicamente, este breve teste psicológico serve somente para um despertar para a questão e, para que voc

Terapia on line ajuda na cura da depressão.

Terapia online ajuda na cura da depressão Nos anos 60, você podia conversar com a ELIZA, contar sobre seus problemas, e, não importando quão vergonhoso ou difícil fosse o seu problema, ela perguntaria "Isso é muito interessante, por que você acha isso?". Depois da ELIZA, programa de computador criado para emular um terapeuta, a terapia online melhorou muito, e hoje, com a Internet, as pessoas podem usar mensagens instantâneas para se comunicar com seus terapeutas. Um novo estudo sugere que a terapia online em tempo real é eficiente para ajudar pessoas com depressão. Participantes do estudo foram escolhidos para receber terapia online além do cuidado personalizado - que pode incluir o uso de medicamentos antidepressivos - e outro grupo continuou com o tratamento tradicional. O grupo que participou do tratamento online teve dez consultas de 55 minutos. Das 113 pessoas que fizeram a terapia online, 38% se recuperaram da depressão, comparadas com 24% do grupo que fez apen