Rituais são hábitos que ajudam a fortalecer a relação. Atitudes rotineiras que promovem a sensação de pertencimento – do compartilhamento de um conjunto de crenças e valores comuns que dão significado ao que pensamos e sentimos – contribuem para a cumplicidade do casal. Quando um casal cria rituais que expressam o carinho e a consideração de um pelo outro, tem-se a sensação de que a relação é um pequeno universo privado com códigos e símbolos próprios. Isso acentua o vínculo conjugal porque potencializa a força identitária da linguagem e do espaço comum.
Entre os casais felizes parece ser recorrente o sentimento de que o casamento não unifica duas pessoas, a individualidade de cada um deve ser preservada. Contudo, é fundamental que haja condições para que o casal se reconheça como tal, ou seja, como duas pessoas com metas, objetivos e propósitos comuns. Por essa razão, a criação de rituais parece ser tão importante, porque a forma como pensamos e agimos afeta a maneira como nos sentimos. Quando criamos um espaço comum por meio de uma rotina, criamos um espaço para o casal expressar-se como tal.
A criação dos rituais que favorecerão o espaço próprio do casal implica uma disposição diária para compartilhar idéias e sentimentos. Isso pode ser feito…
- por meio de conversas diárias, por exemplo, ou por meio da escolha de um veículo de comunicação para manter contato mesmo quando um está longe do outro: email, telefone, bilhetes, cartas, etc.
- no médio/longo prazo – mensal/anual – a definição de datas que merecem ser celebradas ajuda a marcar a passagem das fases vivenciadas pelo casal, assim como o início e o fechamento de ciclos: nascimento, primeiro encontro, a primeira vez o casal disse “eu te amo”, a primeira casa, uma promoção…qualquer referencial temporal pode ser usado para a elaboração de um “calendário” próprio.
- o cultivo desses momentos exclusivos oferece condições para que os parceiros sintam-se parte integrante da vida do outro, o que confere significado a escolha de estar junto a alguém.
Estar junto – ficar junto –, é um dos hábitos mais saudáveis que um casal pode incorporar. Casais casados, principalmente os que têm filhos, costumam não priorizar a privacidade a dois. Isso pode mudar quando o casal…
- separa, ao menos, um dia na semana e algumas horas durante o dia para estar a sós. Isso ajuda, e muito, a criar um espaço comum. A ritualística do momento é uma escolha do casal que deve ser feita de acordo com as possibilidades diárias de tempo e com os interesses de cada um. Um banho compartilhado, meia hora de conversa na cama antes de dormir ou ao acordar, o tempo na academia ou a hora da refeição…
- qualquer tempo a sós, utilizado positivamente, sinaliza que o casal está se dispondo a investir na intimidade a dois.
Autor: Angelita Scardua
Comentários
Me fez lembrar de um tio muito querido que faleceu há pouco tempo - e que viveu um casamento feliz que durou quase 70 anos! Ele dizia que o segredo da felicidade conjugal é um só: disciplina.
Beijos
Que bom ter um retorno, e saber que vcs estão aproveitando as matérias!
O relacionamento requer um cuidado contínuo e uma disciplina, como tudo na vida, né?
E sempre lembrar a grande homeostase da vida. Um fluxo contínuo!
Beijos.